Artigo: Bom senso e etiqueta profissional na web
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Bom senso e etiqueta profissional na web por Eduardo Colamego

Redes sociais são o que o nome diz, sociais, ou seja, conteúdo disponibilizado e socializado praticamente público.

 

É impressionante como ainda muitas pessoas postam indevidamente comentários ou imagens e até criticas das empresas onde trabalham. Pessoas conectadas, mas desligadas da etiqueta e bom senso profissional.

 

Postar opiniões e conteúdos nas redes sociais sobre seu trabalho é uma atitude que deve ser muito bem pensada e considerada. Muitos acreditam que postar coisas sobre o trabalho em uma pagina “pessoal”, não acarrete em problema algum e muito menos que possam responder até mesmo judicialmente por isso.

 

Tivemos casos de demissões por justa causa por má conduta devido a publicações de fotos, utilizando indevidamente a logomarca da empresa e fazendo comentários dando a entender que não estava cumprindo devidamente sua rotina no trabalho, ou comentários denegrindo chefes e colegas no trabalho. Hoje as pessoas parecem apenas se lembrar que a brincadeira é on-line, mas, esquecem que as conseqüências vêm praticamente na mesma velocidade.

 

Há pouco tempo, um caso de comentário preconceituoso terminou em demissão de uma executiva de comunicação que estava embarcando para a África do Sul e postou em uma rede social o seguinte comentário: "Indo para a África. Espero não contrair Aids. Brincadeira. Sou branca!Após o post, ela foi demitida da empresa e não perdeu apenas o emprego mas, perdeu sua credibilidade, e tenho certeza que será muito difícil que ela recupere prestigio na carreira. Uma tolice que vai pesar por muito tempo na vida dessa mulher, se não, por toda vida.

 

Vi há algumas semanas atrás uma foto com um comentário infeliz de uma pessoa que trabalhou comigo em uma empresa de telecomunicações, essa pessoa, postou uma foto com um gesto obsceno e ofensivo reclamando de estar realizando hora extra, hora, se não quer trabalhar e fazer a hora extra é só não fazer, não é obrigado. Muito triste ver um gesto desses, realmente lamentável.

 

Cuidado, evite comentários ofensivos, comentários sobre rotina de seu trabalho ou sobre projetos. Não faça acusações.

 

Evite postar fotos utilizando uniforme ou logomarca da empresa. É importante lembrar que para toda ação existe uma reação, causa e efeito, portanto é sempre melhor escolher a mais inteligente e sensata opção. Boas maneiras e boa educação nunca fecham as portas e não demitem ninguém, pelo contrário, uma pessoa educada e sensata é considerada jóia em muitas organizações.

Foto do Autor

Eduardo Colamego

Palestrante, formado em Gestão de Recursos Humanos, cursando MBA em Pedagogia e psicopedagogia empresarial, além de possuir diversos cursos na área de gestão de pessoas entre eles, Comportamento Organizacional, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Corporativa, Empreendedorismo e Gestão do Conhecimento. Trabalhou com Treinamento e desenvolvimento de pessoas para grandes operações de call center, ministrando conteúdos de grandes clientes. Supervisionou e geriu equipes de atendimento, focado em qualidade, respeito e ética no tratamento com os clientes e colaboradores, utilizando o que chama de Gestão de Consciência: "Ninguém faz nada bem feito simplesmente porque foi uma ordem direta e ponto, se não está consciente do porque, e que resultado sua ação trará, dificilmente irá realizar um grande trabalho. É preciso mostrar o propósito, só transforma-se algo em realidade através da consciência".
Como consultor, dedica-se à pesquisa e ao estudo em cenários e tendências da gestão empresarial, em temas ligados ao desenvolvimento do capital intelectual, estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade, inovação e a melhoria da qualidade.