Artigo: Como anda sua Carreira?
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Como anda sua Carreira? por Daniela Garcia

As sociedades industrializadas vivem numa Era de crescimento econômico, progresso material, avanço tecnológico e melhoria das condições de vida, porém vive-se um momento de crise em decorrência do processo de globalização do capital e por isso acho importante tratar do assunto “carreira”, pois assim trataremos também do capital mais importante no momento: o Capital Humano.

 

A frase escolhida para o tema desse artigo, já foi título e assunto de muitos e muitos outros textos, várias pessoas já discutiram sobre isso, porém acredito que nunca se esgota assunto para esse tema, e como venho observando o mercado de trabalho e as mudanças no país, e até no mundo, me pego sempre pensando no assunto, uma vez que trabalho com planejamento e orientação de carreira e sempre estou conversando com executivos sobre esse assunto, faço constantemente a pergunta: “Como anda a sua carreira”?

 

O que escuto é sempre muita insatisfação, pois quando um profissional busca ajuda é por que realmente algo está o incomodando, e é por isso que recomendo sempre que cuidem bem de sua carreira, olhem para ela como se olhassem para o diamante mais bruto que acabou de ser encontrado e que precisa ser cuidadosamente lapidado, pois sua carreira é também uma jóia preciosa, e para isso é importante olhar para dentro, além dos aspectos externos, pois não só o conhecimento técnico é importante hoje, e sim o auto-conhecimento. Façam uma auto-análise, avaliem o que mais falta e o que podem fazer para melhorar todos os dias, pois não é de um dia para o outro que a gente muda, mas se fizermos algo todos os dias a probabilidade de melhores resultados é grande. Não ganhamos nada ficando acomodados e é prazeroso pensar e projetar o futuro, tendo em vista algo novo e melhor do que temos hoje, Porém, não adianta sonhar apenas; é necessário agir, e assim construímos um futuro melhor através de ações próprias. Isso ajuda a levantar a auto-estima e nos conduz a olhar o lado bom e construtivo de nossa vida. Para isso é importante sempre questionar-se: “Estou feliz?”, “O meu trabalho me satisfaz?”, “Estou fazendo o melhor que posso?”, “Tenho perspectivas, tenho sonhos e posso torná-los reais?”, “Como fazer para agilizar esse processo?”.

 

São perguntas básicas, porém importantes para uma avaliação de carreira. Não precisamos esperar que os outros nos questionem; precisamos tomar as “rédeas” de nossa vida profissional e nos responsabilizarmos por nossas escolhas e, se necessário, tomarmos atitudes para alcançarmos nossos objetivos profissionais. Outra coisa importante é a reciclagem constante, participar de cursos, mesmo que sejam rápidos, e preocuparmos em ir além das obrigações, buscando ser ainda mais eficiente, pró-ativo, e atento a empregabilidade, cumprindo metas e galgando novos desafios, buscando o diferencial.

 

O cenário global hoje pede isso; o mercado é dinâmico e precisamos acompanhá-lo para que sejamos competitivos e atrativos para o olhar do empregador, por isso a atenção para a progressão de carreira é tão importante.

 

E como já diziam os antigos: “O trabalho enobrece e dignifica o homem”. E, se for através de uma carreira planejada e consciente, imagine como pode ser ainda mais prazeroso e satisfatório trabalhar!

 

Até a próxima pessoal...

 

Foto do Autor

Daniela Garcia

Consultora de Planejamento de Carreira para Executivos e Orientação Profissional a Adolescentes

Psicóloga Clínica Atendimento para Crianças, Adolescentes e Adultos

Contatos: 
[Utilize seu email/senha para visualizar o contato ou cadastre-se gratuitamente] / www.danielagarcia.com.br