Artigo: Como se comportar em uma entrevista de emprego?
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Como se comportar em uma entrevista de emprego? por Heloíse Pires

O currículo foi enviado, lido e avaliado. Você é chamado para uma entrevista de emprego, mas como se preparar e se comportar na hora? Primeiramente, busque conhecer e procurar informações sobre a empresa que se interessou pelo seu currículo, tente ater-se a detalhes que outros candidatos possam deixar escapar.

 

Segundo, a apresentação pessoal é essencial, boa higiene e roupas adequadas (sem decotes, bonés, óculos escuros) lhe darão pontos a mais na hora da entrevista. No dia e hora marcados, procure estar lá antes do horário, pois assim você poderá conhecer o ambiente, as pessoas e um pouco mais da rotina de trabalho. Quando o entrevistador chegar, seja educado e fale sempre em um tom claro (sem ser alto) e seja objetivo nas palavras, procurando não cometer erros como vícios de linguagem, gírias, palavrões, etc...

 

É importante estar constantemente atento à sua linguagem corporal, como sentar, como gesticular, olhar nos olhos, demonstrando interesse. Se você estiver com bolsas e pastas consigo mesmo, procure não deixar em seu colo, pois isso demonstra que você não está a vontade naquele ambiente, adquira confiança e demonstre-a! Saiba que o corpo fala, e muito, sem que precisemos falar com a boca. Com nossos gestos, expressões, movimentos e reações, enviamos respostas e manifestamos o que estamos pensando e como estamos nos sentindo. Não fique de braços cruzados e nem demonstre impaciência. Procure manter o meio termo, não muito à vontade, mas também não totalmente rígido e mecânico. Tenha consciência que a entrevista durará o tempo que for necessário para que a organização possa lhe avaliar.

 

Normalmente, o entrevistador pede para que você fale um pouco sobre si mesmo, então já tenha em mente o que você falará, quais são suas perspectivas para o futuro, qual sua pretensão salarial (caso lhe pergunte), porque você se interessou pela empresa contratante, quais são seus pontos positivos e negativos, não fale mal do seu antigo emprego, seja do chefe, das pessoas ou da própria empresa. Também é importante salientar que não devemos misturar assuntos e problemas pessoais com a entrevista de emprego, pois isso pode provocar uma imagem negativa sobre você.

 

Quando lhe perguntarem algo que você não sabe, não tenha medo de admitir, mentir só o prejudicará, porque a verdade aparece uma hora ou outra. Você não precisa parecer ou ser alguém que sabe muitas funções e habilidades, o que vale é sua vontade de aprender e disposição para se dedicar à função candidatada. Seja você mesmo, trabalhe sua autoconfiança, sorria e lembre-se, o corpo fala!

Foto do Autor

Heloíse Pires

Cursando o último ano em Publicidade e Propaganda, trabalhando na área de comunicação, endomarketing, fotografia e eventos. Experiência com marketing direto, call center e área de relações humanas.  Elaborando estratégias para a comunicação interna e externa de empresas, com o envolvimento dos colaboradores. Tornando-os participantes ativos do processo de comunicação empresarial. Apoiando nos conteúdos divulgados e supervisionando atividades relacionadas a essa área. Demonstrando que o sucesso e felicidade no trabalho vêm do prazer em executá-lo.