Artigo: Crescimento Pessoal e Profissional
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Crescimento Pessoal e Profissional por Roni Moniz

É possível alcançar sucesso profissional sólido sem crescer pessoalmente?

 

Muitos fatores que podem ser facilmente observados na intercessão do mundo dos negócios com a vida prática das pessoas, apontam que NÃO.

 

Principalmente porque embora um discurso sócio-filosófico, estranha e comodamente aceito pela imensa maioria das pessoas, afirme que o exercício laboral figure como uma instância separada da vida como um todo, isso é facilmente constatado como ilusório. Trata-se apenas de uma convenção moral aceita como requisito básico para a integração sócio-econômica, tal como a educação básica.

 

De fato o trabalho de um indivíduo é parte constituinte, influente e influenciado, pelo conjunto de caracteres de sua vida pessoal. Ele figura como um conjunto de relações inter-pessoais que vão muito além do 'toma lá dá cá' , trabalho por dinheiro. Os problemas do expediente vão com o sujeito pra sua casa, e as questões mais sérias ocorridas no lar ficam no individuo alojadas e vão lá afetar a sua produtividade no trabalho. A bronca do chefe, e igualmente o elogio, vai estar ecoando na mesa do jantar. Uma noite de amor, assim como uma briga de casal, vai misturar-se às tarefas do expediente.

 

E se isso é verdade, e sabemos que é, ninguém pode crescer profissionalmente sem que este crescimento seja amparado por um crescimento pessoal condizente. É engano pensar que uma promoção no emprego possa ser sustentada, ou mesmo conseguida, se o indivíduo não estiver preparado para administrar os adendos que esta traz.

 

A promoção no emprego não vai melhorar, ou reorganizar positivamente, a vida do promovido. O contrário, porém, é verdadeiro.

 

Toda a vida prática de um ser humano, e ai inclui-se como uma grande parcela a vida laboral, representa em si mesmo as emanações dos caracteres psíquicos dele. Por sua vez estes caracteres são modificados pelo alcance do maior auto-conhecimento, conhecimento formal e técnico e pela experiência de vida. Isto é de fato a evolução do individuo como ser humano. Eis o que rotulamos de crescimento pessoal . Sendo assim, tudo o que a pessoa colhe da vida é a resposta ao conjunto das emanações psíquicas no seu âmbito social.

 

Quando o individuo cresce como pessoa invariavelmente cresce profissionalmente . Isto representa um processo natural. Quando dizemos que 'fulano' é um 'Expert' naquilo que faz, na verdade estamos dizendo que este sujeito absorveu da convivência laboral um enorme conglomerado de 'modos específicos' de executar tal tarefa. Colheu conhecimento do conviver profissional e aprendeu a administrá-lo em sua vida. Isto fica muito claro quando atentamos para um detalhe simples: Não existe escola para formar 'Experts'. Não existe um modo de alguém se tornar "o melhor" profissionalmente senão absorvendo conhecimento e o aplicando com critério.

 

Resumidamente o crescimento profissional é um reflexo do crescimento pessoal. O trabalho, que normalmente representa um terço ou mais do tempo que se vive, é um laboratório de experiencias e de produção de conhecimento valoroso. Ao dedicar-se profissionalmente, o individuo aplica o conhecimento técnico sob os ditames de sua composição intrínseca. Isto explica porque vários profissionais formados numa mesma universidade, que tiveram uma formação equivalente do ponto de vista acadêmico, alcançam sucesso escalarmente diferenciado. Exatamente porque desde o momento em que se aprende, até o momento em qual se aplica este conhecimento, o diferencial é a pessoa humana envolvida.

 

E por fim, o que significa de fato crescer pessoalmente ? Significa ater, a cada dia que passa, mais valores positivos na alma para guiar a forma de proceder e comportar-se. Ter idéia clara dos objetivos e saber escolher os meios lícitos e dignos de aplicá-los. É saber ter respeito profundo por si e pelos outros. Buscar modos de ter amor pelo que faz na vida e profissionalmente e saber que os frutos de seu labor reflete no viver da sociedade. Crescer pessoalmente acontece quando se tem claramente a responsabilidade do que é a capacidade de influenciar a própria vida e a das outras pessoas.

Foto do Autor

Roni Moniz

Ronilson Vieira Muniz, ou mais popurlamente conhecido como Roni Muniz, nasceu em Vitória, no Espirito Santo aos dezoito dias de setembro do ano de 1967. Veio para o Rio de Janeiro seis meses após seu nascimento , onde mora desde então.
Cursou Matemática na UFRJ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), tendo abandonado o curso após o 4º periodo.
Atualmente cursa Ciência da Computação na UFF ( Universidade Federal Fluminense).
Foi gerente Comercial na Infolay Comercio de Informática entre 2006 e 2011.
É funcionário público federal no Ministério da Saúde desde setembro de 2009.
Concomitantemente é consultor em desenvolvimento de produtos na Belchior Metais.
É membro efetivo da ALASJM (Academia de Letras e Artes de São João de Meriti).