Artigo: Faça o que é primordial
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Faça o que é primordial por Eduardo Colamego

Um erro muito comum hoje em dia é o de assumir um cargo e suas atribuições, mas já pensando e focando a promoção a um cargo maior. Muitos treinees, estagiários e até profissionais já de carreira passam da conta nesse sentido. 

 

Veja, não estou querendo dizer que não se deve buscar o crescimento ou promoção, quero dizer apenas que é preciso visualizar as etapas. Para alcançar uma promoção deve-se cumprir com as obrigações e mostrar resultados no cargo que ocupa no momento. 

A ponte dessa transição é feita de atitudes positivas, ética, resultados sólidos e certo tempo para adquirir experiência. Hoje as promoções são mais rápidas que há algumas décadas atrás, mas isso não é regra e algumas instituições tem um desenho de escalada profissional que preza experiência e tempo de casa.

 

Creio que existe uma confusão entre agilidade e pressa. Agilidade é a capacidade de executar movimentos rápidos, ligeiros é mover-se, digo ainda que é a habilidade de agir em cima das prioridades.

 

Já a pressa relaciona-se com pressão, sabe quando estamos atrasados e o relógio nos pressiona a sair correndo e em dado momento nos damos conta de termos esquecido algo importante? Pois é pressa a velha inimiga da perfeição. Mas parece que hoje muitos se esquecerão desse velho e sábio ditado, nos precipitamos na pressa, acreditando ser agilidade e acabamos não vendo o que é importante.  

 

Quando agimos cumprindo com eficácia e dedicação as obrigações do cargo que nos foi confiado, muitas vezes antecipamos esse processo de escalada, sendo o prêmio por uma performance acima da média.

 

Não adianta nada visualizar o futuro, se no presente insistir em andar de olhos vendados.

 

Tenha o objetivo de crescer, mas não perca o foco de agir e ser o melhor naquilo que lhe foi confiado e que no momento é primordial.

 

 

 

Foto do Autor

Eduardo Colamego

Palestrante, formado em Gestão de Recursos Humanos, cursando MBA em Pedagogia e psicopedagogia empresarial, além de possuir diversos cursos na área de gestão de pessoas entre eles, Comportamento Organizacional, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Corporativa, Empreendedorismo e Gestão do Conhecimento. Trabalhou com Treinamento e desenvolvimento de pessoas para grandes operações de call center, ministrando conteúdos de grandes clientes. Supervisionou e geriu equipes de atendimento, focado em qualidade, respeito e ética no tratamento com os clientes e colaboradores, utilizando o que chama de Gestão de Consciência: "Ninguém faz nada bem feito simplesmente porque foi uma ordem direta e ponto, se não está consciente do porque, e que resultado sua ação trará, dificilmente irá realizar um grande trabalho. É preciso mostrar o propósito, só transforma-se algo em realidade através da consciência".
Como consultor, dedica-se à pesquisa e ao estudo em cenários e tendências da gestão empresarial, em temas ligados ao desenvolvimento do capital intelectual, estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade, inovação e a melhoria da qualidade.