Artigo: No meio do caminho, uma nova carreira
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

No meio do caminho, uma nova carreira por Eduardo Colamego

Já sabemos que há algum tempo, escolher determinada graduação não garante trabalho a ninguém. Mas claro, não podemos jamais ignorar uma formação e a escolha de uma carreira, alias, os novos tempos permitem uma flutuação e movimentação incrível na carreira.

 

O professor e doutor em educação Mario Sergio Cortella, aborda em seu livro, "Pensar bem nos faz bem!" volume 2, que; "Uma novidade nos tempos atuais é que não há mais correspondência direta entre graduação e carreira." O professor cita ainda que; "Graduação é um campo de abertura e não de fechamento."

 

E é nesta reflexão que seguimos aqui, hoje vemos engenheiros de formação que ingressam como trainees na área financeira e mais tarde são absorvidos até na área de Recursos Humanos, fazendo carreira nela tornando-se até diretores da área.

 

Alem disso, hoje dentro de algumas áreas temos novos cargos, ainda usando o RH como exemplo, vemos atualmente o cargo de consultor interno crescer e ser um dos cargos mais bem remunerados na empresa.

 

Com a tecnologia e os novos modelos de comunicação através das redes sociais, vemos mais e novas demandas e assim, cresce oportunidades de absorção de novos conhecimentos, oportunidade ainda de novas descobertas, levando muitos a realizarem pós-graduação ou outros cursos de extensão ligados as novas atividades no trabalho, ampliando capacidades e possibilidades.

 

Conheço inclusive um profissional que é músico de formação, tendo atuado em comunicação, marketing & vendas e que foi diretor de um grande grupo empresarial.

 

Hoje, uma formação acadêmica muitas vezes não determina sua carreira, o que determina sua carreira e seu sucesso na atividade são seu desempenho e capacidade de aproveitar as oportunidades.

 

O mais importante nesse mundo profissional é buscar sua vocação, mas no meio do caminho você pode ser convidado a entrar em outras áreas, e então encontrar uma nova e arrebatadora paixão e ser muito bem sucedido a exercendo. No meio do caminho, o caminho pode ficar ainda melhor.

 

Grande abraço!

Foto do Autor

Eduardo Colamego

Palestrante, formado em Gestão de Recursos Humanos, cursando MBA em Pedagogia e psicopedagogia empresarial, além de possuir diversos cursos na área de gestão de pessoas entre eles, Comportamento Organizacional, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Corporativa, Empreendedorismo e Gestão do Conhecimento. Trabalhou com Treinamento e desenvolvimento de pessoas para grandes operações de call center, ministrando conteúdos de grandes clientes. Supervisionou e geriu equipes de atendimento, focado em qualidade, respeito e ética no tratamento com os clientes e colaboradores, utilizando o que chama de Gestão de Consciência: "Ninguém faz nada bem feito simplesmente porque foi uma ordem direta e ponto, se não está consciente do porque, e que resultado sua ação trará, dificilmente irá realizar um grande trabalho. É preciso mostrar o propósito, só transforma-se algo em realidade através da consciência".
Como consultor, dedica-se à pesquisa e ao estudo em cenários e tendências da gestão empresarial, em temas ligados ao desenvolvimento do capital intelectual, estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade, inovação e a melhoria da qualidade.