Artigo: Retono ao mercado de trabalho mesmo sem emprego
 

Artigos no Empregando Brasil

Você também gostaria de escrever um Artigo para o Empregando Brasil? Entre em contato conosco. Esse é um espaço aberto para todos os profissionais que queiram agregar informações relacionadas ao mercado de trabalho

Retono ao mercado de trabalho mesmo sem emprego por Euzelita Santos da Conceição

Todo empregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador vai estar empregado, pelo menos do ponto de vista jurídico na seara trabalhista, que define emprego com as seguintes características: habitualidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e ainda segundo traz o art. 3o da CLT, Considera- se empregado toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador sob dependência deste e mediante salário.


Desta forma fica fácil distinguir a diferença e a relação de ambas as categorias. Mas então, diante do atual cenário econômico que nosso país e tantos outros vivenciam em razão do Covid - 19, com pais e mães sem a renda fixa que antes detinham para sustento familiar, o que fazer ?
É por essa e tantas outras indagações que se acredita que a resposta seja; REIVENTE-SE!


Já si diz:
A crise em sua maioria é oportunidade de crescer.
Use seus insights, ou seja, sua intuição, para perceber as oportunidades do mercado de TRABALHO. O que as pessoas estão buscando e que você sabe fazer, ou mesmo que não estejam, mas que sabe que haverá aceitação do público.
Muitos são os exemplos; como fiz, reuni as hard e softs skills adquiridas e desenvolvidas para começar um trabalho, inicialmente como colaboradora aqui no Jusbrasil e aqui no Empregando Brasil (isso dá visibilidade de mercado e te conduz a estudar), além de ofertar serviço para consultoria e treinamento, enquanto alinho com a busca de emprego.
Como todo empregado é um trabalhador dotado de habilidades que podem ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, e diante de uma dispensa do emprego, pode coloca-las em evidencia. Que tal começar observando a necessidade que não está sendo suprida, ou colocar seus dons 
comuns” em atividade; cozinhar, costurar, estudar para ensinar, consertar, fazer manutenção de residências ou prédios, de equipamentos, usando sua profissão como prestador de serviço. A internet está ai como novo comercio, sai para essa rua. Pesquisas apontam que mesmo em período de crise os números de novos negociam tem crescido.

Mesmo com a crise a população está se arriscando, e segundo informações divulgadas pelo Sebrae Nacional, entre março e agosto, foram registrados 684 mil registros de Microempreendedores Individuais (MEI) (quase 43 mil a mais que no mesmo período de 2019). Cerca de 100 mil novos negócios foram registrados como Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nesse mesmo período. Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link: https://www.acritica.net/editorias/economia/indice-de-novas- microempresas-abertas-em-2020-e-superior-aos-numeros/474737/ - as

ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Crítica de Campo Grande estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do jornal (
[Utilize seu email/senha para visualizar o contato ou cadastre-se gratuitamente] ). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o jornal "A Crítica" faz na qualidade de seu jornalismo.

Outro bom caminho é buscar ajuda, um orientador de carreira para uma consultoria, este profissional vai facilitar na ampliação dos seus horizontes. Ainda é importante você entender onde está sua carreira, em qual categoria ela se encontra, e assim poderá aproveitar para buscar aprimoramento de seus conhecimentos (skills).
Aqui posso listar algumas categorias (tipos) de carreira e níveis:

Aqui posso listar algumas categorias (tipos) de carreira e níveis:

Tipos
Tradicional
Multidirecional Empreendedora Sociopolítica
Acadêmica e de Pesquisa Conhecimento Proprietário

Mais sobre elas em um próximo artigo.

Níveis: Operacional

Especialista Gerencial

Executivo

 

Foto do Autor

Euzelita Santos da Conceição

Graduada em Gestão Comercial e Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pela Uninter. Escolarização Técnica em Segurança do Trabalho pelo CETEP-RMS.
Colaboradora na pagina Jusbrasil com publicações na seara trabalhista e previdenciária desde 09/2020.
Graduado Bacharelado em Psicologia pela UniFTC Salvador por 4 períodos até 2020.2.
Experiência de aproximadamente 14 anos com pessoas e administração (auxiliar administrativo, vendedora, operadora caixa, assistente administrativo, auxiliar de supervisão administrativo, auxiliando na medicina do trabalho). Palestrante nas áreas de pessoas, carreiras, mercado de trabalho, parte da trajetória profissional na capitação de pessoal (jovens, adolescentes e profissionais) por agência de Recrutamento e Seleção no tempo de 5 anos e 9 meses em instituições como Unime de Lauro de Freitas, Cebrac de Camaçari e IFBA de Camaçari. Treinando e supervisionando colaboradores (as) das três unidades da agencia, nos setores de recepção, comercial, departamento de pessoal, cobrança e seleção.
Desenvolvedora e aplicadora de pesquisa quali/quant junta a população mista de Camaçari, em pareceria com Habilita RH e Colégio Cidade de Camaçari para implantação de novos cursos de formação médio técnico (Administração e Informática) para o mesmo colégio.

"Ainda que a informática e a robotização dominem o mundo, a humanidade continuará sendo um privilégio de ser, ser humano.
Compartilho conhecimento porque o bem estar é o meu sucesso."

Contato: [Utilize seu email/senha para visualizar o contato ou cadastre-se gratuitamente] " rel="noreferrer nofollow noopener" target="_blank">
[Utilize seu email/senha para visualizar o contato ou cadastre-se gratuitamente]